domingo, 28 de junho de 2009

Foto na lata


Uma lata de tinta = câmera fotográfica. Será? Fiquei com um pé atrás quando me falaram do projeto desenvolvido pela ONG ImageMágica, criação do fotógrafo André François. A dúvida despertou a curiosidade e fui obrigada a ir conferir.


No início do mês fui até o Campo Limpo participar da Multiplicação que a turma do Projeto Arrastão estava fazendo. Esse evento é uma das partes que compõe a Escola Olhar, carro chefe da organização que também trabalha com os projetos fotográficos do seu fundador. As outras partes são as aulas de fotografia, a capacitação de educadores e a exposição dos trabalhos no final do curso.


A etapa que acompanhei nada mais é do que uma oportunidade para os alunos compartilharem com colegas e pessoas da comunidade o que têm aprendido ao longo do curso. Eles adoram e explicam tudo na maior empolgação. Fui orientada por Jenifer da Silva, 17 anos, quase o tempo todo. Ela me ajudou a fazer a foto que posto agora, versão negativa e positiva.


O lema da ImageMágica é “Perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo” e essa percepção é desenvolvida através da foto artesanal. O fato de o processo ser mais lento torna obrigatória uma reflexão sobre a foto antes do clique. “Eles têm que pensar no que fotografar, no que eles têm para dizer”, explica a coordenadora pedagógica Ana Silvia Forgiarini. E parece que o objetivo tem sido alcançado. Jenifer conta que com o curso pode perceber que uma coisa aparentemente pequena pode expressar muito em uma imagem. "Hoje eu sei que pequenas coisas podem dizer muito", finaliza.


Para saber mais entre em www.imagemagica.org.br


2 comentários:

  1. a principio inacreditável mesmo, mas bem interessante!
    Pena que o tempo não colabora para conhecermos sempre as coisas novas que surgem por aí...
    bjão se cuida

    ResponderExcluir
  2. eu ja fiz isso!!!!
    PINHOLE é o nome de fotos na latinha... ela sempre saí no negativo e vc tem que fazer o processo de positiva-la no laboratório... se o sol está forte, basta alguns segundos para o papel fotografico registrar a imagem! É um maximooo!!!!

    ResponderExcluir