quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sebos: salvação dos bolsos estudantis


Listinha na mão, tênis nos pés e muita disposição. Todo início de semestre figuras assim andam por aí, a fim de completar a árdua tarefa de comprar os livros solicitados pelos professores ao menor custo.


Os universitários, tadinhos, são uns dos que vivem falidos e dão graças pela existência dos sebos ou alfarrabistas, como preferem os amigos lusitanos. São nestes locais que acontecem troca, compra e venda de livros usados. De um em um, lá vamos nós, tentar encontrar os títulos e comprá-los dentro do orçamento espremidinho de sempre.


Em São Paulo não faltam opções. O centro velho é cheio deles, logo, é lá que se encontra um dos mais famosos de sua espécie: O Sebo do Messias. Fundado por um mineiro de Guanhães que dá nome a rede, possui três grandes lojas, paradas obrigatórias para quem está nessa busca.


No entanto, todavia, contudo, a tecnologia chegou até mesmo no mundo das antiguidades. Isso mesmo! Tudo on. É possível encontrar o que procuramos nos sites dos próprios sebos ou no estante virtual. Ideia do carioca André Garcia, o estante é um portal que transformou o comércio de livros de segunda mão, pois reúne em um só endereço todos os que quiserem disponibilizar seus livros para a venda.


Sebo do Messias
Praça João Mendes 166 e 140

Rua Quintino Bocaiúva 166
www.sebodomessias.com.br


Estante Virtual
www.estantevirtual.com.br


*Anna Rachel Ferreira*

4 comentários:

  1. Seria excelente se fizessem, uma área central para fazer uma feira semestral de venda de livros usados.Ajudaria mais os estudantes e os donos de Sebos, fariam uma alavancada nas vendas em um único momento.

    ResponderExcluir
  2. Nossa se é a salavação, pq haja dinheiro viu.... rsrs. Ótimo post, me fez lembrar que tenho que ir atrás dos meus livros.....

    ResponderExcluir
  3. eu tenho o maior carinho pelos meus livros da época da faculdade.. todos de sebos!!! livros de 80 reais, por 30 são os melhores!! Alguns saiam mais baratos que as tão necessárias cópias xérox que tínhamos que tirar! Além d'eu poder vender meus livros pra comprar outros!!
    Já fui no sebo do messias... mas não dispenso os de osasco que tem surgido cada dia mais e mais um...

    ResponderExcluir
  4. Extrair lições do cotidiano, valorizar o rotineiro da vida é uma arte e requer olhar especial. Valeu!

    ResponderExcluir