Tangerina, bergamota ou mexerica? Aipim, mandioca ou macaxeira? “Ó chente!”, “uai”, “tchê”, “xis”. Por aí vão as diferentes linguagens brasileiras. E não só nisso, há expressões que só existem em determinadas regiões ou que, ao menos, são desconhecidas em São Paulo. Este é o caso de brebote que significa guloseimas. Aprendi esta e outras palavras da terrinha de onde vem meu sobrenome: a Paraíba. Inegável. A maioria dos paulistas tem um pezinho lá pra cima, no nordeste. Comigo não haveria de ser diferente!
Em atual visita dos meus tios Jesimiel e Ana Flávia Ferreira, fui presenteada com a camiseta que mostro a vocês em seguida. Cheia de palavras desconhecidas pra mim que estive em Campina Grande, cidade natal deste lado da família, pela última vez há uns 8 anos. São elas: infitete, arisia, pabulage, cipuada, poivar, intuado e outras. A camiseta me chamou muito a atenção. O interessante é que por ser destinada a turistas vem acompanhada de um pequeno dicionário. É o paraibês se alastrando mundo afora.
Glossário:
Arisia: bobagem, assunto sem importância.
Cipuada: pancada forte, batida, porrada.
Infitete: pessoa que não merece confiança, aproveitador.
Intuado: pessoa enraivecida, que nada o convence; pessoa de cantar afinado.
Pabulage: contar vantagem, se achar.
Poivar: boca livre, comer ou beber de graça.
Se você tem alguma palavra que só se fala por aí, onde mora, comente conosco!
Muito bom Anna! Valeu!
ResponderExcluirEdna
Anna, Gostei de aprender novas palavras, só não sei se me lembrarei muito tempo. Realmente a língua é viva e faz toda diferença! Comunicar é tudo. Bjnhus Roseli
ResponderExcluirOi Anna
ResponderExcluirMuito legal o que voce escreveu.
Continue escrevendo e informando.
Conhecimento nao ocupa espaco, mas faz uma diferenca.
Nunca desanime!
Bjks
Nicinha
Olá menina, chamo-me Germana Correia e moro em Campina Grande (PB), terra que você diz ter visitado, achei seu blog enquanto fazia uma pesquisa sobre regionalismos para meus alunos ( é, sou professora de Portugues). Adorei seu comentário e sua maneira curiosa ( e nao preconceituosa) de encarar a linguagem. Inté mais vê, bichinha. Um Xero!
ResponderExcluirNavegando pelo Google atrás do significado de infitete, vim dar aqui. Muito bom seu blog, parabéns pela curiosidade e amor pelas palavras.
ResponderExcluirPodendo, visite-me em http://pretextoselr.blogspot.com/
Abraço.
Adorei tudo o que está escrito!!1
ResponderExcluirMe ajudou muito no meu trabalho
Muito bem Anna! A Paraíba também é cultura. A imagem que fazem do nordeste é totalmente errada, a mesma não é sertão e sim litoral, como muitos pensam que a Paraíba é miséria e fome, NEGATIVO, ela é rica em diversidade cultural entre outras coisas.
ResponderExcluirVoltando ao assunto abordado, a língua é mesmo viva, temos outras palavras que não foram citadas como:
Iapôi: E então!(quer dizer uma expressão)
Catráia: Acabada, pessoa feia,etc.
Ex: Sai daqui CATRÁIA!
Avexado: Estar com pressa.
Ex: Deixe de ser AVEXADO, vamos chegar na hora certa!
Arrombado: Pessoa legal, desenrolado.
Ex: Aquele fulano é um ARROMBADO mesmo!(lembre-se, essa palavra é só usada entre amigos). Você não vai chegar no seu trabalho chamando seu superior de arrombado. Ai é de lascar!
Enfim, aproveite o vocabulário da Paraíba, é super diversificado...
Bye!!! beijos.!
Isa Y Pla ;)
é massa = TDB
ResponderExcluirKANXA = eu n sei explicar
ex.: que camisa kanxa da porra
sou de uma cidade vizinha a cg cidade onde vc foi moro em QUEIMASDAS