sábado, 18 de abril de 2009

E a Paraíba fala assim...


Tangerina, bergamota ou mexerica? Aipim, mandioca ou macaxeira? “Ó chente!”, “uai”, “tchê”, “xis”. Por aí vão as diferentes linguagens brasileiras. E não só nisso, há expressões que só existem em determinadas regiões ou que, ao menos, são desconhecidas em São Paulo. Este é o caso de brebote que significa guloseimas. Aprendi esta e outras palavras da terrinha de onde vem meu sobrenome: a Paraíba. Inegável. A maioria dos paulistas tem um pezinho lá pra cima, no nordeste. Comigo não haveria de ser diferente!


Em atual visita dos meus tios Jesimiel e Ana Flávia Ferreira, fui presenteada com a camiseta que mostro a vocês em seguida. Cheia de palavras desconhecidas pra mim que estive em Campina Grande, cidade natal deste lado da família, pela última vez há uns 8 anos. São elas: infitete, arisia, pabulage, cipuada, poivar, intuado e outras. A camiseta me chamou muito a atenção. O interessante é que por ser destinada a turistas vem acompanhada de um pequeno dicionário. É o paraibês se alastrando mundo afora.


A língua é viva. Pode-se criar regras para escrita, tentar uma padronização, como agora com o português, mas o idioma falado vai mudando e se adaptando conforme as influências recebidas em cada cantinho do mundo. Sempre haverá novidades e diferenças. Isto é o que caracteriza os grupos sociais, mesmo em era de globalização. Não nos torna menos brasileiros e sim brasileiros cheios de particularidades, o que enriquece ainda mais a cultura do país.


Glossário:

Arisia: bobagem, assunto sem importância.

Cipuada: pancada forte, batida, porrada.

Infitete: pessoa que não merece confiança, aproveitador.

Intuado: pessoa enraivecida, que nada o convence; pessoa de cantar afinado.

Pabulage: contar vantagem, se achar.

Poivar: boca livre, comer ou beber de graça.


Se você tem alguma palavra que só se fala por aí, onde mora, comente conosco!


*Anna Rachel Ferreira*

8 comentários:

  1. Anna, Gostei de aprender novas palavras, só não sei se me lembrarei muito tempo. Realmente a língua é viva e faz toda diferença! Comunicar é tudo. Bjnhus Roseli

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna
    Muito legal o que voce escreveu.
    Continue escrevendo e informando.
    Conhecimento nao ocupa espaco, mas faz uma diferenca.
    Nunca desanime!
    Bjks
    Nicinha

    ResponderExcluir
  3. Olá menina, chamo-me Germana Correia e moro em Campina Grande (PB), terra que você diz ter visitado, achei seu blog enquanto fazia uma pesquisa sobre regionalismos para meus alunos ( é, sou professora de Portugues). Adorei seu comentário e sua maneira curiosa ( e nao preconceituosa) de encarar a linguagem. Inté mais vê, bichinha. Um Xero!

    ResponderExcluir
  4. Navegando pelo Google atrás do significado de infitete, vim dar aqui. Muito bom seu blog, parabéns pela curiosidade e amor pelas palavras.
    Podendo, visite-me em http://pretextoselr.blogspot.com/
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei tudo o que está escrito!!1
    Me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Muito bem Anna! A Paraíba também é cultura. A imagem que fazem do nordeste é totalmente errada, a mesma não é sertão e sim litoral, como muitos pensam que a Paraíba é miséria e fome, NEGATIVO, ela é rica em diversidade cultural entre outras coisas.
    Voltando ao assunto abordado, a língua é mesmo viva, temos outras palavras que não foram citadas como:
    Iapôi: E então!(quer dizer uma expressão)
    Catráia: Acabada, pessoa feia,etc.
    Ex: Sai daqui CATRÁIA!
    Avexado: Estar com pressa.
    Ex: Deixe de ser AVEXADO, vamos chegar na hora certa!
    Arrombado: Pessoa legal, desenrolado.
    Ex: Aquele fulano é um ARROMBADO mesmo!(lembre-se, essa palavra é só usada entre amigos). Você não vai chegar no seu trabalho chamando seu superior de arrombado. Ai é de lascar!

    Enfim, aproveite o vocabulário da Paraíba, é super diversificado...
    Bye!!! beijos.!
    Isa Y Pla ;)

    ResponderExcluir
  7. é massa = TDB
    KANXA = eu n sei explicar
    ex.: que camisa kanxa da porra

    sou de uma cidade vizinha a cg cidade onde vc foi moro em QUEIMASDAS

    ResponderExcluir