sábado, 4 de abril de 2009

Viagem ao passado


Entrando no túnel do tempo. É assim que nos sentimos ao desembarcar nas estações Júlio Prestes ou Luz da cidade de São Paulo. Ambas construídas no início do século passado, 1938 e 1901 respectivamente, trazem sua arquitetura para uma sociedade acostumada a arranha-céus envidraçados.


É possível passar muito tempo admirando seus relógios, seus detalhes em ferro, suas colunas, características de prédios pensados cuidadosamente para serem belos. Infelizmente, tal beleza se contrasta com o ambiente hostil ao qual somos submetidos na saída. São pessoas que dormem no chão, o cheiro de urina, o sentimento de pobreza e precariedade que envolve o centro velho da maior metrópole latino-americana.


Além de terem sido construídas na mesma época e serem vizinhas, as duas estações passaram por reformas. A primeira a ser reformada foi a Júlio Prestes. Em 2004 foi a vez da Luz, coincidindo com os 450 anos da cidade. Essas mudanças valorizaram exemplares do patrimônio histórico brasileiro que de maneira alguma, poderiam ser ignorados.


A beleza, contudo, não é o único motivo pelo qual vale a pena visitá-las. Após as reformas, a primeira recebeu o Complexo Cultural Júlio Prestes do qual faz parte a Sala São Paulo, enquanto a segunda, o Museu da Língua Portuguesa.


A Sala São Paulo abriga a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e apresenta diversos tipos de concerto. Enquanto o Museu da Língua Portuguesa usa de tecnologia e muita interatividade para preservar o patrimônio que é a Língua.


Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/n – Centro - São Paulo/SP -Tel: + 55 11 3326-0775

Complexo Cultural Júlio Prestes - Praça Júlio Prestes, s/n - Centro - São Paulo/SP - Tel: +55 11 3337-5414

*Anna Rachel Ferreira*

5 comentários:

  1. Oi Anna, legal você chamar nossa atenção para coisas interessantes da nossa cidade. Gostei!

    Edna

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Anna, gostei muito!
    Continue assim!

    bjO!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna, Muito bom fiquei animada em fazer uma visita ao centro velho e estou sugerindo ao meu grupo. Muito legal!!!! Roseli Morosov

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom poder contar com um olhar histórico e significativo de coisas com as quais nos acostumamos e por isso deixamos de vê-las com o valor que elas merecem.

    ResponderExcluir
  5. Este blog tá cada vez melhor. EStamos esperando mais atualizações.

    ResponderExcluir