domingo, 26 de abril de 2009

Que bicho é esse?


Parece, mas não é coisa de ficção científica. Quando meu amigo Thiago Paixão começou a comentar em que ele trabalhava minha primeira reação foi: "quê?". Eu, provavelmente como você, nunca tinha ouvido falar de visão computacional.


Mas a coisa é mais presente nas nossas vidas do que parece. O famoso leitor de código de barras ,usado sempre que vamos gastar os nossos tostõezinhos, utiliza essa tecnologia. Os exames de imagem como a tumografia computadorizada também.


Além do que já usamos existe muitas coisa sendo estudada e feita neste campo. A IBM nos Estados Unidos , por exemplo, desenvolve um software chamado Smart Surveillance System que "analisa as imagens, identifica elementos em movimento e os acompanha fazendo pesquisas por trajetória, velocidade, tamanho, cor e agrupamento de objetos", explica Rafael Guimarães, gerente de soluções.


No Brasil existe o Grupo de Visão Computacional do IME (Instituto de Matemática e Estatística), na USP (Universidade de São Paulo), do qual meu amigo participa. Eles desenvolvem uma série de pesquisas como de reconhecimento de movimentos pela câmera e produção de avatares a partir de fotos.


Segundo o professor Roberto Hirata, integrante do grupo, "a visão computacional busca dar a máquina a capacidade de visão que nós temos". Este objetivo implicaria em muito mais processamento do que se tem hoje e um tanto de inteligência artificial, também ainda não desenvolvida. Então, calma! A coisa avançou mas não é pra tanto. Andróides a la "Exrterminador do Futuro" não estão assim tão perto de nós. (Ufa!)

3 comentários:

  1. Seu blog é super interessante, porque é bem diversificado e assim conhecemos um pouquinho de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Aqui estoy, o amigo da jornalista! rs! Legal ver esse tipo de post por aqui. Assim como muitas outras tecnologias, visão computacional (V.C.) tende a cada vez mais fazer parte do nosso dia-a-dia (bem ou mal). Vale lembrar que o grupo do IME-USP é apenas um deles no Brasil. Essa área tem pesquisa em várias universidades no país...

    O mais louco é que V.C. envolve outras áreas, i.e. psicologia, biologia, etc. Escrevi algo há um tempinho sobre o assunto em

    http://thiagopx.blogspot.com/2008/12/cienciologia-dos-olhos.html

    ResponderExcluir
  3. Aháá, nem sabia que vc tinha um blog haha, vou favoritar vc no meu, ok?
    Assim fica mais fácil de passar aqui para conferir suas novidades, já que sou leitora assídua de blogs haha

    As surpresas da tecnologia não para por aí não, na realidade existem diveeersos estudos que nunca ouvimos falar, e são coisas que vemos todos os dias, principalmente em hopitais, em alguns tem aparelhos que só existiam em outros países como o acompanhamento de movimentos do bebê dentro da barriga da mãe, e bem antes dos 9 meses, é possível analisar a respiração, e avaliar a formação do cérebo do bebê, achei super interessante, faz uns 3 anos, mas imagine ainda o que está por vir, na era em que vivemos pode esperar qualquer coisa.

    Bjinhus linda
    se cuida

    está favoritada no
    http://joycebc.blogspot.com

    ResponderExcluir