domingo, 17 de maio de 2009

NetEscola


A Internet já invadiu nossas vidas. Estar aqui conversando com vocês através de um blog só confirma essa afirmação. Então, porque não utilizá-la para adquirir conhecimentos? Nem só de google vive a rede.


Existem sites muito interessantes que podem ser ferramentas no aprendizado de outros idiomas. Live Mocha e Englishtown são os mais famosos. O primeiro trabalha com compartilhamento. O vocabulário é passado através de áudio, figura e texto. Depois de armazenado, o aluno faz alguns exercícios que ficam disponíveis para que qualquer usuário comente. O segundo tenta reproduzir uma sala de aula. Há professores e lições, todas feitas pelo computador.


O professor de inglês Gabriel Baptista acredita que os sites não podem ser o único meio de aprendizagem do novo idioma. “O ambiente proporcionado pela escola é muito importante no desenvolvimento do aluno. Pela Internet é mais fácil de desistir”, afirma Baptista.


Os usuários sabem disto e muitas vezes aliam a sala de aula e os exercícios propostos na rede. É o caso de Hemant Kumar, 33 anos, formado em francês pela Aliança Francesa, ele pratica pelo Live Mocha, conversando com nativos e corrigindo exercícios de outros alunos. Kumar gosta do contato com pessoas de todos os lugares. “Acho legal quando as pessoas ficam curiosas por corrigir seus exercícios e entram em contato comigo”, afirma o guia turístico.


Adquirir um novo conhecimento é um processo lento e cheio de dificuldades. No caso do aprendizado de um novo idioma, não podemos esquecer que são necessárias disciplina e imersão. Quanto mais ferramentas conseguir unir, melhor. “Tudo vale a pena para aprender”, afirma Eloísa Sebber, coordenadora pedagógica da rede CNA.


Se interessou? Então navegue: http://www.livemocha.com/

http://www.englishtown.com.br/

*Anna Rachel Ferreira*

Nenhum comentário:

Postar um comentário